A educação é processo pela qual a sociedade forma seus
membros à sua imagem e em função de seus interesses. Por consequência, educação
é formação do homem pela sociedade, ou seja, o processo pelo qual a sociedade
atua constantemente sobre o desenvolvimento do ser humano no intento de
integrá-lo no modo de ser social vigente e de conduzi-lo a aceitar e buscar os
fins coletivos. (PINTO 1986, p.29-30).
"Jorge Tiago Andrade Lima" trabalhando jogos nas oficinas de Letramento. |
O desafio do educando é interpretar as regras do jogo. |
Nas oficinas de Letremanto do "Programa Mais Educação" na Escola Estadual Joe Inácio de Farias em Monte Alegre, procuramos trabalhar da forma dinâmica, valorizando o conhecimento que os educandos já construiram em seu meio social.
Cada
educando que chega à escola tem uma história de vida, sua maneira diferente de
pensar, falar e agir “O aluno [...] é um sujeito ativo que, pela ação, ao mesmo
tempo se constrói e se aliena. Ele é um membro da sociedade como qualquer outro
sujeito, tendo caracteres de atividade, sociabilidade, historicidade e
praticidade.” (LUCKESI 1994, p. 117).
Na
relação educativa, dentro das práxis pedagógica, o educador é o sujeito que
busca uma nova determinação em termos de patamar crítico da cultura elaborada.
Ou seja, é um ser humano que busca adquirir um novo patamar de conhecimentos,
domínios, habilidades e modos de agir. O aluno muitas vezes se angustia dentro da escola porque ao chegar ali trazendo sua
historia de vida e na
escola muitas vezes isso não é considerado e sua autoestima é invalidada.
Na escola o
aluno não pode ser considerado simplesmente como massa de modelar, mas
sim como sujeito, capaz de construir a si mesmo, desenvolvendo seus sentidos,
suas inteligências e habilidades.
A educação escolar não pode exigir uma
ruptura com a condição existente sem suprir seus elementos. Quando
o ser humano aprende uma nova maneira de destacar, uma nova atitude de ser, não
suprime o estilo anterior, ao contrário, incorpora o estilo anterior ao novo
modelo de execução. “É o novo que nasce do velho, incorporando-o por superação”
(LUCKESI, 1994, p. 118).
O
docente não apenas transmite os conhecimentos ou faz perguntas, mas também tem
o grande papel de ouvir o educando, deve dar-lhe atenção e cuidar para que ele
aprenda a expressar-se, a expor suas opiniões de forma espontânea. Para obter
uma boa interação no aspecto cognitivo, é preciso levar em conta o manejo no
recurso da linguagem; variar o tom da voz, falar pausadamente quando necessário
e falar com simplicidade sobre os temas complexos.
Nas oficinas de Letramento, são desenvolvidas atividades de leitura, produção escrita, jogos e etc;. |
Ter um bom
plano de aula é de fundamental importância para auxiliar no processo de
construção do conhecimento.
A práxis pedagógica contribui significativamente com todos os
envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, pois exerce seu trabalho de
forma multidisciplinar numa visão sistêmica. Por isso devemos exercer uma prática docente em parceria, em
equipe, onde todos deverão ter o olhar e sua escuta para o sujeito da
aprendizagem que é o educando.
Produção de texto nas oficinas de Letramento. |
REFERÊNCIAS
LUCKESI,
Cipriano Carlos. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez, 1994 (Coleção
Magistério 2º grau).
PINTO,
A. V. Sete Lições sobre Educação de Adultos. 4ª ed. São Paulo, SP:
Cortez, 1986 – (Coleção Educação Contemporânea)
Oficinas desenvolvidas por "Jorge Tiago Andrade Lima"
Texto de "José Marcos Silva"
Nessa nossa proposta do Programa "Mais Educação" na Escola Estadual José Inácio de Farias, o educando é livre para participar ou não das oficinas, se estão participando é pior que de alguma forma estão gostando de nossa dinâmica. Marcos
ResponderExcluir