terça-feira, 3 de setembro de 2013

OFICINAS DE LETRAMENTO

 A educação como instrumento de transformação social é uma alavanca fundamental na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
A educação é processo pela qual a sociedade forma seus membros à sua imagem e em função de seus interesses. Por consequência, educação é formação do homem pela sociedade, ou seja, o processo pelo qual a sociedade atua constantemente sobre o desenvolvimento do ser humano no intento de integrá-lo no modo de ser social vigente e de conduzi-lo a aceitar e buscar os fins coletivos. (PINTO 1986, p.29-30).
"Jorge Tiago Andrade Lima" trabalhando jogos nas oficinas de Letramento.
O desafio do educando é interpretar as regras do jogo.
Nas oficinas de Letremanto do "Programa Mais Educação" na Escola Estadual Joe Inácio de Farias em Monte Alegre, procuramos trabalhar da forma dinâmica, valorizando o conhecimento que os educandos já construiram em seu meio social.

Cada educando que chega à escola tem uma história de vida, sua maneira diferente de pensar, falar e agir “O aluno [...] é um sujeito ativo que, pela ação, ao mesmo tempo se constrói e se aliena. Ele é um membro da sociedade como qualquer outro sujeito, tendo caracteres de atividade, sociabilidade, historicidade e praticidade.” (LUCKESI 1994, p. 117).

Na relação educativa, dentro das práxis pedagógica, o educador é o sujeito que busca uma nova determinação em termos de patamar crítico da cultura elaborada. Ou seja, é um ser humano que busca adquirir um novo patamar de conhecimentos, domínios, habilidades e modos de agir. O aluno muitas vezes se angustia dentro da escola porque ao chegar ali trazendo sua historia de vida e na escola muitas vezes isso não é considerado e sua autoestima é invalidada.


Na escola o aluno não pode ser considerado simplesmente como massa de modelar, mas sim como sujeito, capaz de construir a si mesmo, desenvolvendo seus sentidos, suas inteligências e habilidades.
A educação escolar não pode exigir uma ruptura com a condição existente sem suprir seus elementos. Quando o ser humano aprende uma nova maneira de destacar, uma nova atitude de ser, não suprime o estilo anterior, ao contrário, incorpora o estilo anterior ao novo modelo de execução. “É o novo que nasce do velho, incorporando-o por superação” (LUCKESI, 1994, p. 118).

O docente não apenas transmite os conhecimentos ou faz perguntas, mas também tem o grande papel de ouvir o educando, deve dar-lhe atenção e cuidar para que ele aprenda a expressar-se, a expor suas opiniões de forma espontânea. Para obter uma boa interação no aspecto cognitivo, é preciso levar em conta o manejo no recurso da linguagem; variar o tom da voz, falar pausadamente quando necessário e falar com simplicidade sobre os temas complexos.
Nas oficinas de Letramento, são desenvolvidas atividades de leitura, produção escrita, jogos e etc;.
Ter um bom plano de aula é de fundamental importância para auxiliar no processo de construção do conhecimento.



A práxis pedagógica contribui significativamente com todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, pois exerce seu trabalho de forma multidisciplinar numa visão sistêmica. Por isso devemos exercer uma prática docente em parceria, em equipe, onde todos deverão ter o olhar e sua escuta para o sujeito da aprendizagem que é o educando.
Produção de texto nas oficinas de Letramento.


REFERÊNCIAS
LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez, 1994 (Coleção Magistério 2º grau).
PINTO, A. V. Sete Lições sobre Educação de Adultos. 4ª ed. São Paulo, SP: Cortez, 1986 – (Coleção Educação Contemporânea)


Oficinas desenvolvidas por "Jorge Tiago Andrade Lima"
Texto de "José Marcos Silva"

Um comentário:

  1. Nessa nossa proposta do Programa "Mais Educação" na Escola Estadual José Inácio de Farias, o educando é livre para participar ou não das oficinas, se estão participando é pior que de alguma forma estão gostando de nossa dinâmica. Marcos

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