quarta-feira, 11 de setembro de 2013

ENREDO DO DESFILE CÍVICO DA ESCOLA ESTADUAL JOSÉ INÁCIO DE FARIAS



Aos seis dias do mês de setembro de 2013, voltou a acontecer em Monte Alegre de Sergipe o tradicional desfile cívico, e a  Escola Estadual José Inácio de Farias não ficou de fora.
Este ano, a escola apresentou como enredo do Desfile Cívico da Independência, “A Educação se constrói através de Valores”, visando resgatar a cidadania bem como, estimular o respeito ao próximo a inserção desses valores em suas vidas, tornando-se sujeitos conscientes dos seus direitos e deveres dentro da sociedade.
Ao som da BANDA MARCIAL DA DRE’9, a escola foi conduzida pela: Mascote, Carolayne Santos Aragão Oliveira, que  carregava a Flâmula, contendo as iniciais: E.E.J.I.F. (Escola Estadual José Inácio de Farias).
Em seguida, os alunos  Lucas Silva do Nascimento e José Victor Amorim Silva trazem o Escudo da Escola, símbolo de sua luta pela educação de qualidade no município.
Organização da Professora Lark Soanny

Na sequência, a Comissão de Frente: Composta por 10 jovens apresentaram de forma artística a nomenclatura: “JOSÉ INÁCIO” em sinal de carinho e respeito pela escola que os prepara para a vida.
Coreografaria de Maria Audiglezia Ferreira monitora de Dança do Programa Mais Educação 

Professores responsáveis: Marta Daniele, Tati e Mary 

A seguir, os alunos apresentaram ao público presente as Bandeiras: do Brasil, de Sergipe, do Município e da Escola, símbolos de nosso civismo e amor pela Pátria.

Professores responsáveis: Marta Daniele, Tati e Mary





Na primeira faixa a escola apresentou o Tema Central:
A Educação se constrói através de Valores”
Primeiro pelotão:
“Toda Criança tem direito de ler o mundo descobrindo seus valores”,
Pelotão organizado pelas Professora Mary
Mostrando que o ato de ler não é simplesmente decodificar as palavras, mas extrapolar os sentidos dessas palavras no contexto sociocultural, no mundo.
Pelotão organizado pela Professora Mary
 Segundo pelotão:
“Viver é também aprender através do Mundo Fantástico!”
As crianças começam desde cedo a perceber o mundo através do seu imaginário. Elas criam e recriam as histórias ao seu redor e aprendem com os personagens a discernir entre o certo e o errado, o real e o imaginário. São eles: A turma do Chaves, a turma do Sítio do Pica-pau  Amarelo, Branca de Neve e os Sete Anões, Batman & Robin, Homem Aranha, Barbie, Príncipes e Princesas, Super Man e Chapeuzinho Vermelho.
Organização Professoras Deofina, Janaína e Marta
A partir deste pelotão a escola mostra, Os Valores: Bases da Sociedade.
Terceiro pelotão - Valores Morais: “A virtude do bem viver está nos princípios morais que se adquirem na família e na escola.”  Por isso é importante dizer “Não” à Violência, Corrupção, Racismo, Analfabetismo, Injustiça, Trabalho Infantil, Preconceito e Violência ao Idoso.

Pelotão organizado pela professora Tatiane (Tati)
Quarto pelotão: Valores Sociais: Nossa luta: “Valorização dos Direitos Humanos”. Todos temos direitos que nos reservam deveres, mas precisamos nos assegurar de cada um desses direitos, para que assim possamos viver bem e assumir nossos deveres: Educação, Habitação, Segurança, Saúde, Assistência Social, Agricultura, Esporte, Religião, Transporte.
Organização Professoras Daiane e Rosimeire
Quinto pelotão, o PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO, com o tema. Valores Culturais: Monte Alegre: “Gente forte e guerreira fazendo história e construindo Cidadania.” Valores que conferem identidade nacional para cada gente de cada estado, cada município, cada povoado desse imenso Brasil.
 
Professores José Marcos e Cleo Lemos
Professores José Marcos e Cleo Lemos
Professor José Marcos
 Pelotão organizado por José Marcos, Rocicleide, jaqueline, Tiago, Cleo Lemos e Elizabeth

 
Essas pequenas fizeram os olhos de muitas pessoas brilhar de saldada, relembrando o tempo que usava uma farde dessas para ir a escola!
 Sexto Pelotão: Apresentando a FARDA DE GALA e a FARDA TRADICIONAL, com o subtema: “Pátria: exemplo de Civismo, Democracia e Sociedade com Progresso.” 

 A farda é a carteira de identidade do aluno.
Professores Antonio e Rogério

Sétimo pelotão: Esporte: Resgate da Juventude! Judô, que já conta com vários competidores aqui em nosso município, futebol, o sonho de todo menino, dança, capoeira, também muito difundido em nosso município, atletismo.
Professores Valtenisson e Pablo

Oitavo pelotão: Valores Éticos: “O verdadeiro valor do homem é o seu caráter, suas ideias e a nobreza dos seus ideais” (Charles Chaplin). Valores que compõem a trajetória da construção do caráter, da família e concretização da moral e bons costumes inerentes à vida em sociedade. Respeito, Harmonia, Fraternidade, Dignidade, Honestidade, União, Justiçam, Amor, Lealdade, Bondade, Perdão, Solidariedade.
Professora Betânia
Nono pelotão: Valores Étnicos: Juntos, Construímos a Identidade Brasileira. Somos uma nação plural e cada povo que aqui veio e ajudou a construir essa nação, trouxe consigo experiências valiosas que nos servem de exemplo até os dias de hoje. Agradecemos aos: índios, nossos primeiros brasileiros, portugueses, holandeses, africanos, japoneses.
 
Décimo pelotão: A identidade Nacional não exclui as diferenças regionais.   Apresentamos os Estados Brasileiros com todas as suas referências, construindo juntos um Brasil digno dos brasileiros.
Organização Professora Aucimeire
Décimo primeiro pelotão: Jovens Monte Alegrenses: Geração que posso me orgulhar!  - Os alunos representam o mapa do Município com suas divisas e o sonho de galgar amplos horizontes reconstruindo seu presente e criando o seu futuro.

Décimo segundo pelotão, com os PROGRAMAS SE LIGA E ACELERA, trazendo o tema:Educação na idade certa: Garantia de uma Sociedade Justa e Igualitária.” Programas que levam os alunos a crescer no mundo do conhecimento e ampliar as suas possibilidades no futuro.
Professor Cristiano
Encerrando com chave de Ouro: as alunas Jácia, Aisla e Maria José apresentaram a faixa de conclusão com a frase: Essa é a Família “José Inácio de Farias”: Resgatando Valores e Formando Cidadãos.
 
A Escola Estadual José Inácio de Farias é composta por um Corpo Docente, guerreiros do dia-a-dia, homens e mulheres que doam seu sangue todos os dias para que aconteça uma educação de qualidade, pautada nos valores que aqui apresentamos, os quais acreditam ser à base da nossa vida.
Foi com grande alegria que colocamos na avenida, no último dia 6 de setembro, um belo desfile para festejarmos o Dia da Independência do Brasil, nossa amada Pátria. Agradecimentos aos professores, funcionários e pais de alunos que colaboraram com seu trabalho para que tudo transcorresse numa perfeita harmonia de ações, manifestando organização de uma equipe comprometida com a “Educação de Qualidade”. Parabéns pelo excelente trabalho.Parabenizamos a todos os alunos que através da brilhante participação neste Evento demonstraram: amor à Pátria, cumprimento aos deveres de estudante e cidadãos conscientes de seus direitos como agentes ativos numa sociedade em transformação. Sentimos orgulho, pois, como uma corrente, conseguimos: pensar juntos, agir juntos e demonstrar a todos que somente com harmonia conseguimos bons resultados. A Escola Estadual José Inácio de Farias agradece a todos que fazem parte da família “José Inácio” pelo BELO DESFILE CÍVICO 2013. 
Diretor da escola: Cléber Aragão Nunes - Esse não mediu esforços para fazer o evento acontecer
Secretario: Risonaldo Aragão
Enredo de: Marta Daniele, Tati e Mary 
Relatório de enredo: José Marcos Silva
Fotografias de Tiago Andrade Lima


4 comentários:

  1. Adorei todo o texto, muito bom. A escola está de parabéns pelo belo desfile, tenho certeza que surpreendeu a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não esqueça que você também foi de grande importância!

      Excluir
  2. Parabéns! A escolha do tema foi altamente retratado no contexto de, valores, focados na importância democrática,cidadã, ética, moral, cívica,...
    Em cada pelotão a demonstração enriquecida de propostas relevantes para ás práticas construtivistas de cada indivíduo.
    Realmente, a escola esteve de parabéns no ano em que levou esse tema para a avenida, deixando para nós, várias idéias

    ResponderExcluir