segunda-feira, 12 de agosto de 2013

O RESPEITO E À DIVERSIDADE NA ESCOLA ESTADUAL JOSÉ INÁCIO DE FARIAS EM MONTE ALEGRE DE SERGIPE



PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: TRABALHANDO O RESPEITO E À DIVERSIDADE NA ESCOLA ESTADUAL JOSÉ INÁCIO DE FARIAS EM MONTE ALEGRE DE SERGIPE

EQUIPE EXECUTORA:
  • Cléo Lemos de Souza (monitor de mídias e tecnologias)
  • Elizabeth Moura dos Santos (coordenadora do programa mais educação)
  • Jaqueline Maria Freitas Lima (Monitora de Educação Patrimonial)
  • Jorge Thiago Andrade Lima (Monitor de letramento)
  • José Marcos Silva (Monitor de matemática)
  •  Maicon Santana Pereira (monitor de mídias e tecnologias)
  • Maria Audilesia Ferreira (monitora de dança)
  • Rocicleide Maria dos Santos (Monitora de Educação Patrimonial)
  • Ronaldo Vicente (Monitor de judô)
  • Silveira Góis dos Santos Neto (Monitor de judô)
PROBLEMÁTICA
A diversidade é, pois, uma cultura que a educação é solicitada a tornar possível, é uma cultura a ser construída e representa uma visão de como se deve pensar, planejar e organizar a educação para a melhoria da sociedade. O respeito e o reconhecimento da diversidade é um dos princípios fundamentais na construção de um sistema educacional inclusivo. Reconhecer o direito à diversidade em educação é dar respostas às diferentes necessidades educacionais que os sujeitos apresentam no cotidiano.
O respeito à diversidade é uma forma de garantir que a cidadania seja exercida e os vínculos sociais fortalecidos. Trata-se de uma atitude política para com a diversidade gerada pelas diferenças de classe, gênero, etnia, opção sexual, opção religiosa, capacidade física e intelectual, enfim, de atributos que fazem parte da identidade pessoal e definem a condição do sujeito na cultura e na sociedade.
O desenvolvimento de atitudes de tolerância e respeito à diversidade tem a ver com o direito à educação, o direito à igualdade de oportunidades e o direito de conviver e participar da vida em sociedade sem preconceito ou descriminação.
É comum no pátio da referida escola e até mesmo na sala de aula alunos apresentar comportamentos violentos e discriminatórios com as diferenças: há casos de algazarras, vaias, xingamentos e agressão física, contra o tímido (é tabaréu), opção sexual diferente do padrão (é gay ou sapatão), deficientes (é doido), que praticam esportes (é metido a besta), curtem determinados estilos musicais (é brega ou careta), tem dificuldades na aprendizagem (é burro), além das ofensas contra as diferentes religiões e principalmente aos praticam e defende a cultura afro-brasileira.
A escola precisa levar o educando a construir uma boa imagem de si mesmo e a resgatar a construção da identidade brasileira através de uma proposta pedagógica condizente com a realidade dos usuários, educando-os a conviver com as diferenças formando-os para a autonomia moral e intelectual. Acreditamos que a educação voltada para valores e atitudes propicia ao aluno fortalecer-se como sujeito social e cidadão. Faz-se necessário criar um espaço para discussão, reflexão e pesquisa de temas relacionados ao nosso cotidiano. Lidar com essas situações na escola somente desenvolvendo a afetividade, criando situações de diálogo franco e aberto sobre os temas e estando ciente de que o sujeito integral que a escola pretende ajudar a formar passa por todas estas questões, e que seu objetivo só será atingido se houver a participação de todos, escola, família e comunidade.
OBJETIVO GERAL:
Proporcionar aos educando o acesso às informações correta a cerca do tema “RESPEITO À DIVERSIDADE NA ESCOLA”, visando contribuir para que se tornem sujeitos responsáveis e conscientes, capazes de dizer não a tudo que possa ser nocivo a sua vida e a vida do outro, bem como estimular intervenções individuais e coletivas contra atitudes preconceituosas, violentas e discriminatórias.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Ø Reconhecer a diversidade étnica, racial e cultural da sociedade brasileira;
Ø Repudiar todas as formas de relações discriminatórias;
Ø Respeitar o outro na diferença;
Ø Fomentar a postura ética e a construção de uma autoestima positiva;
Ø Fortalecer a autoestima, ampliando gradativamente as possibilidades de comunicação e interação social;
Ø Valorizar a ação artística e o respeito pela diversidade cultural e religiosa de cada pessoa;
METODOLOGIA
O projeto será desenvolvido através:
Ø     Da leitura, do diálogo nas diversas situações de interação social;
Ø     Do manuseio de livros, revistas e escuta;
Ø     Da encenação de diversos tipos de textos;
Ø     Das atividades desportivas;
Ø     Da criação e encenação de peças teatrais;
Ø     Da coreografia e da dança;
Ø     Visita a espaços culturais e que preservação do patrimônio;
Ø     Da produção e declamação de poemas;
Ø     Da pesquisa na internet;
Ø     Da interação dos grupos através de jogos de percepção e modelagem matemática;
Ø     Trabalho individual e em grupo respeitando o limite e o potencial de cada um;
Ø     Da disciplina nas oficinas de judô;
Ø     Dos jogos de matemática no computador, como instrumentos de interação e aprendizagem;
RECURSOS MATERIAIS
Ø TV, CD, DVD; computador, internet, Projetor de imagem, Aparelho de som;
Ø Gravador; Câmara fotográfica e Filmadora;
Ø Livros, revistas e jornais;
Ø Malhas, tecidos, TNT, EVA, etc.;
Ø Cola, tesoura, régua e etc...
Ø Papel ....
TRABALHO DE CAMPO
O projeto será desenvolvido com participação dos alunos, usuários do programa mais Educação, da Escola Estadual Jose Inácio de Farias, nas oficias de Letramento e linguagem, Educação Patrimonial, Dança, mídias e tecnologias, matemática e Judô.
As ações propostas são planejadas e colocadas e pratica pela equipe de educadores e pelos alunos usuários do programa de forma que os resultados possam envolver toda a comunidade escolar.
O trabalho de campo se dará, através das pesquisas na internet, na biblioteca do município, da visita órgãos públicos e espaços culturais, da criação, ensaios e apresentação de coreografias; da criação, ensaio e apresentação de peças teatrais, da pesquisa criação e confecção de seus figurinos.
PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES
Contribuir para que a diversidade seja respeitada na escola a na sociedade, assim como reforçar as questões voltadas ao universo de classe e gênero, etnia, opção sexual, opção religiosa, capacidade física e intelectual, além de melhorar as habilidades leitura, escrita e matemática.
Compreender a nossa cultura, os elementos do folclore, os costumes e as regras sociais que permitem ao educando estabelecer comparações e ampliar o seu repertório, através do conhecimento de outras culturas e outros povos através do estudo do patrimônio, da dança e do judô.
AVALIAÇÃO
O presente projeto será avaliado através de portfólio de cada atividade desenvolvida e do feedback a cerca dos objetivos alcançados. Depois de cada ação desenvolvida, a equipe escultora do projeto se reunirá para avaliar os pontos positivos e os pontos negativos, conversando e ouvindo alunos e tutores e a partir daí, decidido por continuar a replanejar as atividades.
José Marcos Silva

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