PROGRAMA
MAIS EDUCAÇÃO: TRABALHANDO O RESPEITO E À
DIVERSIDADE NA ESCOLA ESTADUAL JOSÉ
INÁCIO DE FARIAS EM MONTE ALEGRE DE SERGIPE
EQUIPE
EXECUTORA:
- Cléo Lemos de Souza (monitor de mídias e tecnologias)
- Elizabeth Moura dos Santos (coordenadora do programa mais educação)
- Jaqueline Maria Freitas Lima (Monitora de Educação Patrimonial)
- Jorge Thiago Andrade Lima (Monitor de letramento)
- José Marcos Silva (Monitor de matemática)
- Maicon Santana Pereira (monitor de mídias e tecnologias)
- Maria Audilesia Ferreira (monitora de dança)
- Rocicleide Maria dos Santos (Monitora de Educação Patrimonial)
- Ronaldo Vicente (Monitor de judô)
- Silveira Góis dos Santos Neto (Monitor de judô)
PROBLEMÁTICA
A diversidade é, pois,
uma cultura que a educação é solicitada a tornar possível, é uma cultura a ser construída e representa
uma visão de como se deve pensar, planejar e organizar a educação para a melhoria
da sociedade. O respeito e o reconhecimento da diversidade é um dos princípios
fundamentais na construção de um sistema educacional inclusivo. Reconhecer o
direito à diversidade em educação é dar respostas às diferentes necessidades
educacionais que os sujeitos apresentam no cotidiano.
O respeito à
diversidade é uma forma de garantir que a cidadania seja exercida e os vínculos
sociais fortalecidos. Trata-se de uma atitude política para com a diversidade
gerada pelas diferenças de classe, gênero, etnia, opção sexual, opção
religiosa, capacidade física e intelectual, enfim, de atributos que fazem parte
da identidade pessoal e definem a condição do sujeito na cultura e na sociedade.
O desenvolvimento de
atitudes de tolerância e respeito à diversidade tem a ver com o direito à
educação, o direito à igualdade de oportunidades e o
direito de conviver e participar da vida em sociedade sem preconceito ou
descriminação.
É comum no pátio da referida
escola e até mesmo na sala de aula alunos apresentar comportamentos violentos e
discriminatórios com as diferenças: há casos de algazarras, vaias, xingamentos
e agressão física, contra o tímido (é tabaréu), opção sexual diferente do
padrão (é gay ou sapatão), deficientes (é doido), que praticam esportes (é
metido a besta), curtem determinados estilos musicais (é brega ou careta), tem dificuldades
na aprendizagem (é burro), além das ofensas contra as diferentes religiões e
principalmente aos praticam e defende a cultura afro-brasileira.
A escola precisa levar o
educando a construir uma boa imagem de si mesmo e a resgatar a construção da
identidade brasileira através de uma proposta pedagógica condizente com a
realidade dos usuários, educando-os a conviver com as diferenças formando-os
para a autonomia moral e intelectual. Acreditamos que a
educação voltada para valores e atitudes propicia ao aluno fortalecer-se como
sujeito social e cidadão. Faz-se necessário criar um espaço para discussão,
reflexão e pesquisa de temas relacionados ao nosso cotidiano. Lidar com essas
situações na escola somente desenvolvendo a afetividade, criando situações de
diálogo franco e aberto sobre os temas e estando ciente de que o sujeito
integral que a escola pretende ajudar a formar passa por todas estas questões,
e que seu objetivo só será atingido se houver a participação de todos, escola,
família e comunidade.
OBJETIVO GERAL:
Proporcionar
aos educando o acesso às informações correta a cerca do tema “RESPEITO À DIVERSIDADE NA ESCOLA”,
visando contribuir para que se tornem sujeitos responsáveis e conscientes,
capazes de dizer não a tudo que possa ser nocivo a sua vida e a vida do outro,
bem como estimular intervenções individuais e coletivas contra atitudes
preconceituosas, violentas e discriminatórias.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
Ø Reconhecer
a diversidade étnica, racial e cultural da sociedade brasileira;
Ø Repudiar
todas as formas de relações discriminatórias;
Ø Respeitar
o outro na diferença;
Ø Fomentar
a postura ética e a construção de uma autoestima positiva;
Ø Fortalecer
a autoestima, ampliando gradativamente as possibilidades de comunicação e
interação social;
Ø Valorizar a ação artística e o respeito
pela diversidade cultural e religiosa de cada pessoa;
METODOLOGIA
O projeto será
desenvolvido através:
Ø Da
leitura, do diálogo nas diversas situações de interação social;
Ø Do
manuseio de livros, revistas e escuta;
Ø Da
encenação de diversos tipos de textos;
Ø Das
atividades desportivas;
Ø Da
criação e encenação de peças teatrais;
Ø Da
coreografia e da dança;
Ø Visita
a espaços culturais e que preservação do patrimônio;
Ø Da
produção e declamação de poemas;
Ø Da
pesquisa na internet;
Ø Da
interação dos grupos através de jogos de percepção e modelagem matemática;
Ø Trabalho
individual e em grupo respeitando o limite e o potencial de cada um;
Ø Da
disciplina nas oficinas de judô;
Ø Dos
jogos de matemática no computador, como instrumentos de interação e aprendizagem;
RECURSOS MATERIAIS
Ø TV,
CD, DVD; computador, internet, Projetor de imagem, Aparelho de som;
Ø Gravador;
Câmara fotográfica e Filmadora;
Ø Livros,
revistas e jornais;
Ø Malhas,
tecidos, TNT, EVA, etc.;
Ø Cola,
tesoura, régua e etc...
Ø Papel
....
TRABALHO DE
CAMPO
O projeto será desenvolvido com participação dos
alunos, usuários do programa mais Educação, da Escola Estadual Jose Inácio de
Farias, nas oficias de Letramento e linguagem, Educação Patrimonial, Dança,
mídias e tecnologias, matemática e Judô.
As ações propostas são planejadas e colocadas e
pratica pela equipe de educadores e pelos alunos usuários do programa de forma
que os resultados possam envolver toda a comunidade escolar.
O trabalho de campo se dará, através das pesquisas
na internet, na biblioteca do município, da visita órgãos públicos e espaços
culturais, da criação, ensaios e apresentação de coreografias; da criação,
ensaio e apresentação de peças teatrais, da pesquisa criação e confecção de
seus figurinos.
PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES
Contribuir para que a
diversidade seja respeitada na escola a na sociedade, assim
como reforçar as questões voltadas ao universo de classe e gênero, etnia, opção sexual, opção
religiosa, capacidade física e intelectual, além de melhorar as habilidades
leitura, escrita e matemática.
Compreender a nossa cultura, os elementos do
folclore, os costumes e as regras sociais que permitem ao educando estabelecer
comparações e ampliar o seu repertório, através do conhecimento de outras
culturas e outros povos através do estudo do patrimônio, da dança e do judô.
AVALIAÇÃO
O presente projeto será avaliado através de portfólio de cada atividade
desenvolvida e do feedback a cerca dos objetivos alcançados. Depois de cada
ação desenvolvida, a equipe escultora do projeto se reunirá para avaliar os
pontos positivos e os pontos negativos, conversando e ouvindo alunos e tutores
e a partir daí, decidido por continuar a replanejar as atividades.
José Marcos Silva
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