Ter habilidade para manipular
as mídias e tecnologias virtuais dentro de uma escola moderna é uma das
principais competências do professor na educação básica, dinamizar o ensino
explorando as multimídias disponíveis na escola, é indispensável na atualidade.
E esse acesso deve ser ampliado para o ensino de matemática através da
utilização de jogos no computador.
Usar, jogos como estratégia,
nas aulas de matemática, tendo em vista a aprendizagem dos alunos, requer
mudanças no processo de ensino e aprendizagem e na postura do professor, este
precisa ser dinâmico, esquecer por alguns momentos as aulas tradicionais e
partir para o novo.
A prática de um jogo durante
a aula é um convite expresso a manifestação da aprendizagem do aluno, onde ele
estará expondo suas opiniões, suas dúvidas e seus conhecimentos, levando-o a
reflexões constantes, durante a realização da atividade. É importante
incentivar o aluno a registrar as informações que considerar importantes, como:
jogadas, descobertas, comentários, dúvidas, obstáculos, como também as dicas.
Os jogos virtuais e as
atividades lúdicas promovem e conduzem ao processo de autonomia, de
autoconfiança, tão importante para o aluno que aprende a recriar o seu espaço
de aprendizagem e construção do conhecimento.
O jogo
dos números, é um jogo bastante interativo, com ele podemos explorar as quatro
operações matemática, o desafio é conseguir ser o "gênio da
matemática", pois cada questão certa é uma conquista, ou seja, o aluno
conquista uma mais uma característica para chegar ao gênio da Matemática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário