A aplicação de jogos em sala de aula não é
nenhuma novidade. Porém, ainda são poucos explorados em todas as suas potencialidades,
ou são desenvolvidos desvinculados de objetivos educativos. Jogos utilizados
nas aulas de matemática implicam numa mudança de postura no processo de autoaprendizagem. Deste modo, pretendo dentro do programa “MAIS EDUCAÇÃO” na Escola Estadual José Inácio
de Farias em Monte Alegre de Sergipe, abrir espaço para que se possa analisar,
refletir e viabilizar o emprego dos jogos no computador nas oficinas de
matemática como recursos para desenvolver habilidades e proporcionar uma
aprendizagem significativa.
Usar,
como estratégia, os jogos de matemática no computador, tendo em vista a
aprendizagem, requer mudanças no processo de ensino e de aprendizagem. A
realização de um jogo durante a aula é um convite expresso a manifestação da
aprendizagem do aluno, onde ele estará expondo suas opiniões, suas dúvidas e
seus conhecimentos, levando-o a reflexões constantes, durante a realização da
atividade. Sendo assim, é importante incentivá-lo a registrar informações que
sejam importantes, como: jogadas, descobertas, comentários, dúvidas, obstáculos,
como também dicas. Tais registros serviram tanto para análise individual como
coletiva, além de ser um material riquíssimo de avaliação para o professor, que
poderá identificar a forma de pensar do aluno, levando-o posteriormente a
identificar maneiras de superar as dificuldades, os obstáculos e as dúvidas
encontradas.
Quando pensamos na aplicação de um jogo, em sala de aula,
temos que levar em consideração alguns fatores, como: possuem conteúdos
significativos, quais são seus objetivos, é adequado à turma, contribui com os
processos de aprendizagens, é desafiador? Após analisar estes fatores ficará
mais fácil determinar qual jogo será utilizado, assim como, qual o seu
propósito, o que se pretende alcançar ao final do mesmo. Diante desta
compreensão é possível diferenciar os tipos de jogos e optar pelo emprego do mais adequado a situação de
aprendizagem vivenciada no momento, separando-os em: de construção, de
treinamento; de aprofundamento e de estratégia.
De posse destas
informações ainda temos que levar em consideração que o aluno só estará
envolvido na atividade se houver interesse pela mesma. Assim, é chegado o
momento de apresentá-lo aos jogadores: nome, metas e regras. Lembramos ainda,
que as primeiras rodadas serão para a familiarização dos alunos como o jogo. O
segredo para obter sucesso e desenvolver habilidades no trabalho com os jogos de
matemática no computador é apenas um, planejar.
Num momento em que a
educação está sendo tanto debatida, em todos os níveis sociais, buscando com
isso reformulações estruturais e conceituais, faz-se necessário oferecer ao professor
espaços e oportunidades para avaliar, ampliar e aprimorar a sua prática docente.
Deste modo, pretendo analisar, refletir e viabilizar o emprego dos jogos nas oficinas
de matemática, apresentando-os como recursos que possibilitam a aprendizagem.
Veja alguns jogos:
Tabuada
Jogo esse jogo podemos trabalhar a multiplicação, múltiplos comum, etc;
Esse é o jogo das figuras geométrica
A experiência está surtindo alguns efeitos positivos, pois essa é uma nova maneira de aprender matemática divertida e criativa.
Atividades Desenvolvidas por: José Marcos Silva
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