quarta-feira, 7 de agosto de 2013

JOGOS DE MATEMÁTICA NO COMPUTADOR: UM RECURSO PEDAGÓGICO DE GRANDE IMPORTÂNCIA



A aplicação de jogos em sala de aula não é nenhuma novidade. Porém, ainda são poucos explorados em todas as suas potencialidades, ou são desenvolvidos desvinculados de objetivos educativos. Jogos utilizados nas aulas de matemática implicam numa mudança de postura no processo de autoaprendizagem. Deste modo, pretendo dentro do programa “MAIS EDUCAÇÃO” na Escola Estadual José Inácio de Farias em Monte Alegre de Sergipe, abrir espaço para que se possa analisar, refletir e viabilizar o emprego dos jogos no computador nas oficinas de matemática como recursos para desenvolver habilidades e proporcionar uma aprendizagem significativa.

Usar, como estratégia, os jogos de matemática no computador, tendo em vista a aprendizagem, requer mudanças no processo de ensino e de aprendizagem. A realização de um jogo durante a aula é um convite expresso a manifestação da aprendizagem do aluno, onde ele estará expondo suas opiniões, suas dúvidas e seus conhecimentos, levando-o a reflexões constantes, durante a realização da atividade. Sendo assim, é importante incentivá-lo a registrar informações que sejam importantes, como: jogadas, descobertas, comentários, dúvidas, obstáculos, como também dicas. Tais registros serviram tanto para análise individual como coletiva, além de ser um material riquíssimo de avaliação para o professor, que poderá identificar a forma de pensar do aluno, levando-o posteriormente a identificar maneiras de superar as dificuldades, os obstáculos e as dúvidas encontradas.

Quando pensamos na aplicação de um jogo, em sala de aula, temos que levar em consideração alguns fatores, como: possuem conteúdos significativos, quais são seus objetivos, é adequado à turma, contribui com os processos de aprendizagens, é desafiador? Após analisar estes fatores ficará mais fácil determinar qual jogo será utilizado, assim como, qual o seu propósito, o que se pretende alcançar ao final do mesmo. Diante desta compreensão é possível diferenciar os tipos de jogos e optar pelo emprego do mais adequado a situação de aprendizagem vivenciada no momento, separando-os em: de construção, de treinamento; de aprofundamento e de estratégia. 

De posse destas informações ainda temos que levar em consideração que o aluno só estará envolvido na atividade se houver interesse pela mesma. Assim, é chegado o momento de apresentá-lo aos jogadores: nome, metas e regras. Lembramos ainda, que as primeiras rodadas serão para a familiarização dos alunos como o jogo. O segredo para obter sucesso e desenvolver habilidades no trabalho com os jogos de matemática no computador é apenas um, planejar.

Num momento em que a educação está sendo tanto debatida, em todos os níveis sociais, buscando com isso reformulações estruturais e conceituais, faz-se necessário oferecer ao professor espaços e oportunidades para avaliar, ampliar e aprimorar a sua prática docente. Deste modo, pretendo analisar, refletir e viabilizar o emprego dos jogos nas oficinas de matemática, apresentando-os como recursos que possibilitam a aprendizagem. 

Veja alguns jogos:
 Tabuada
 Jogo esse jogo podemos trabalhar a multiplicação, múltiplos comum, etc; 


 







Esse é o jogo das figuras geométrica 
 





A experiência  está surtindo alguns efeitos positivos, pois essa é uma nova maneira de aprender matemática divertida e criativa.
Atividades Desenvolvidas por: José Marcos Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário