Aos vinte e sete dias do mês de setembro de dois mil e treze, aconteceu na Escola Estadual José Inácio de Farias a 1ª Mostra de Conhecimento do programa "Mais Educação".
|
Gleyce Anny |
A aluna Gleyce Anny deu inicio as apresentações, falando o que é, como funciona e qual o objetivo do Programa "Mais Educação, em seguida apresentou a equipe de educadores.
|
Equipe Programa mais Educação: Rocicleide e Jaqueline (Educação patrimonial), Elizabeth (coordenadora), Jorge Tiago (letramento) e José Marcos (Matemática) |
|
Cantando o Hino de Monte Alegre de Sergipe |
|
José Marcos |
Resultado das oficinas de judô
TIAGO PEREIRA, apresentou o Judô como um esporte
saudável que pode ser praticados por crianças, jovens e adultos de ambos os
sexos, proporcionando-lhes um melhor equilíbrio psicológico. Ressaltou que através
da prática do Judô consegue-se o aprimoramento técnico, físico e espiritual,
uma vez que o Judô não é apenas aperfeiçoar as técnicas para ser imbatível nos
campeonatos. Mas que a pratica do judô envolve a formação espiritual do
praticante, tomando o judoca apto a enfrentar todos os obstáculos da vida de
forma correta e sempre leal.
Resultado das oficinas de Educação Patrimonial.
Witila Sabrina apresentou os trabalhos de Educação Patrimonial que mostrou de forma teatral a função na natureza das principais aves do sertão Nordestino.
|
|
|
Averlan |
|
Bilha |
|
Tiago Pereira |
|
Jessiane |
|
Ana Luiza |
|
Kevin |
|
Natan |
|
Witila Sabrina |
|
Maria Vitoria |
|
Julia |
|
Michele Félix |
|
Andreia |
|
João Victor |
Resultado das oficinas de Letramento
Jessiane, fez a introdução das oficinas de letramento dizendo:
"Letramento não é um gancho em
que se pendura cada som enunciado, não é treinamento repetitivo de uma
habilidade, nem um martelo quebrando blocos de gramática. Letramento é diversão, é
leitura à luz de vela ou lá fora, à luz do sol. São notícias sobre o
presidente, o tempo, os artistas da TV e mesmo Mônica e Cebolinha nos jornais
de domingo.É uma receita de biscoito, uma
lista de compras, recados colados na geladeira, um bilhete de amor, telegramas
de parabéns e cartas de velhos amigos. É viajar para países
desconhecidos, sem deixar sua cama é rir e chorar com personagens, heróis e
grandes amigos.É uma Atlas do mundo, sinais
de trânsito, caças ao tesouro, manuais, instruções, guias, e orientações em
bula de remédios, para que você não fique perdido. Letramento é, sobretudo, um
mapa do coração do homem, um mapa de quem você é, e de tudo que você pode ser.
Em seguida alguns alunos fizeram a leitura de quadras populares produzidas nas oficinas de Letramento:
|
Bilha |
|
Michele Felix |
|
Werik Santana |
|
Natan Dantas |
|
Jessiane |
Resultado das oficinas de Matemática
A prática de um jogo durante a aula é um convite
expresso a manifestação da aprendizagem do aluno, onde ele estará expondo suas
opiniões, suas dúvidas e seus conhecimentos, levando-o a reflexões constantes,
durante a realização da atividade.
|
Natan Dantas, apresentando resultado das oficinas de matemática |
Os jogos virtuais e as atividades lúdicas promovem
e conduzem ao processo de autonomia, de autoconfiança, tão importante para o
aluno que aprende a recriar o seu espaço de aprendizagem, construção e
socialização do conhecimento.
Durante um ano, aprendemos vários jogos de
matemática no computador, além dos jogos já instalados no sistema do computador
e dos jogos pela internet.
Convido agora alguns colegas para apresentar alguns
dos jogos que aprendemos durante este primeiro ano de “mais educação”.
|
Igor Rangel, explicando como jogar o labirinto da matemática
O JOGO DOS
NÚMEROS - é um jogo bastante interativo, com ele podemos explorar as quatro
operações matemática, o desafio é conseguir ser o "gênio da
matemática", pois cada questão certa é uma conquista, ou seja, o aluno
conquista uma mais uma característica para chegar ao gênio da Matemática.
LABIRINTO
DA TABUADA - é um jogo bastante interativo, com ele podemos
explorar a noção multiplicação e suas propriedades, o desafio é entrar o
caminho que leva a bola até o gol.
| |
|
|
|
Jatíla Nunes, falou da importância dos jogos no computador |
|
Natan, explicando o jogo das somas, em seguida conclui, no programas
“mais educação” aqui no José Inácio de Farias nos vimos os vários jogos no
computador, visitamos ruas e praça e percebemos que a matemática está em toda
parte, até nas pegadinhas populares que muitas vezes chamamos de charadas. |
|
Vivia Camille, desafiando o publico com as pegadinhas matemática. |
Dança, as oficinas foram apresentadas por Maria Audiglezia Monitora do Programa.
Monte Alegre de Sergipe, 27 de setembro de 2013.
José Marcos Silva